quinta-feira, 3 de junho de 2010

Corpus Christi

Então gente, hoje é feriado de Corpus Chisti e vocês sabem o que significa? Pois bem, sei que muitos católicos fervorosos sabem muito bem, mas têm aqueles católicos que não são tão fervorosos assim que não sabem o verdadeiro significado de Corpus Chisti, então pesquisei na internet e vou resumi um pouco aqui, vamos lá:

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

E aí, gostaram? Agora já sabem o significado de Corpus Christi. Vejam o vídeo sobre o assunto em várias cidades do Brasil:




MAIS ESMALTES

Que maravilha, feriadinho, aproveitar para não fazer nada, descansar mesmo. Aproveitem bastante o feriado meus queridos amigos!!!
Mas estou aqui mesmo para postar mais cores de esmaltes (paixão da mulherada), ontem eu postei aqui novos esmaltes e falei que iria postar a cor que estou usando hoje, pois bem são esses dois primeiros e as outras cores são de vários outros dias.

Azul .... não lembro o restante  (Mate da Impala) fosco

audrey (Impala)